UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DEMONSTRANDO AS MANOBRAS DO EXAME FÍSICO DURANTE AS MONITORIAS ONLINE DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL.

Autores

  • Deisilana Carolaine da Silva Chagas
  • Gisele Lima Oliveira Medeiros, José Valmir dos Santos Filho, Lúcio Soares e Silva Neto, Luis Gabriel Pereira de Sousa Rios
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem devido à pandemia do novo coronavírus colaborou com a implementação de novas alternativas para o treinamento de habilidades na semiologia médica. O uso de vídeos demonstrativos das manobras do exame físico durante as monitorias online é exemplo disso. Objetivo: Avaliar a eficácia da utilização de vídeos com a demonstração do exame físico para o aprendizado dos alunos durante as monitorias online de semiologia. Metodologia: Estudo tipo survey, com aplicação de questionário online pela plataforma Google Forms® para um estudo quantitativo a alunos (n=16) que cursaram o quarto período do curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral durante o semestre 2020.1 e que tiveram monitorias online devido à pandemia. Resultados: Sobre a percepção dos alunos com a metodologia utilizada, 68,8% destes concordam totalmente que os vídeos apresentados foram importantes no aprendizado individual, enquanto 12,5% discordam totalmente disso. 75% dos participantes concordam totalmente que as discussões e as correlações clínicas que os monitores realizavam durante as monitorias online, associadas aos vídeos, auxiliaram no aprendizado. No entanto, 31,3% dos alunos discordam totalmente e 37,5% discordam parcialmente que os vídeos foram suficientes para gerar segurança na realização das manobras no paciente, mesmo com 62,5% praticando as manobras em casa. A apresentação de vídeos com as manobras semiológicas não consegue substituir a prática no laboratório de habilidades para 93,8% dos participantes da pesquisa. Conclusão: Com isso, percebe-se que, diante da necessidade de monitorias virtuais, a apresentação de vídeos foi alternativa importante para a apresentação das manobras do exame físico. Contudo, a prática supervisionada dessas manobras continua sendo essencial para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência