POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA ESCUTA E TROCAS COM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
Devido à pandemia do novo coronavírus, a sala de aula desloucou-se para as casas dos estudantes, agora no modelo remoto; um desafio expressivo. A falta de infraestrutura, questão grave, complexa e delicada, afeta milhares de estudantes em um país tão desigual como o Brasil, não atoa os números de evasão escolar aumentaram demasiadamente nas aulas virtuais. Para além, ainda há todos os outros atores dessa dolorida realidade, tais como a ansiedade, incertezas, e as mais distintas percas, desde as experiências do presencial, até de vidas perdidas para a covid-19. Nesse sentido, com a premência desse cenário, o projeto de extensão Travessias, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, na tentativa de manter-se próximo às escolas, foi a campo de modo virtual, trabalhando os mais variados temas com adolescentes do ensino médio no mesmo município. O presente estudo, nessa perspectiva, principalmente tendo em vista o momento de fragilidade, teve como objetivo viabilizar um espaço de fala e escuta para esses estudantes, acerca de temas pertinentes, tais como sexualidade, abuso e violência. Foram realizadas rodas de conversa online, através do Google Meet, com cada uma das turmas do colégio, totalizando três encontros a cada mês, em uma escola pública do município de Sobral. A extensão se reinventou e novas formas de contato foram estabelecidas, mesmo que a falta da presença física seja um marcador considerável nas conversas, nos silêncios e na falta do olhar. Os laços continuam sendo construídos e novas formas de se fazer presente foram postas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.