POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA ESCUTA E TROCAS COM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores/as

  • Amanda Cristina Menezes do Nascimento
  • Ana Carolina Borges Leão Martins
  • Marília Albuquerque de Sousa

Resumen

Devido à pandemia do novo coronavírus, a sala de aula desloucou-se para as casas dos estudantes, agora no modelo remoto; um desafio expressivo. A falta de infraestrutura, questão grave, complexa e delicada, afeta milhares de estudantes em um país tão desigual como o Brasil, não atoa os números de evasão escolar aumentaram demasiadamente nas aulas virtuais. Para além, ainda há todos os outros atores dessa dolorida realidade, tais como a ansiedade, incertezas, e as mais distintas percas, desde as experiências do presencial, até de vidas perdidas para a covid-19. Nesse sentido, com a premência desse cenário, o projeto de extensão Travessias, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, na tentativa de manter-se próximo às escolas, foi a campo de modo virtual, trabalhando os mais variados temas com adolescentes do ensino médio no mesmo município. O presente estudo, nessa perspectiva, principalmente tendo em vista o momento de fragilidade, teve como objetivo viabilizar um espaço de fala e escuta para esses estudantes, acerca de temas pertinentes, tais como sexualidade, abuso e violência. Foram realizadas rodas de conversa online, através do Google Meet, com cada uma das turmas do colégio, totalizando três encontros a cada mês, em uma escola pública do município de Sobral. A extensão se reinventou e novas formas de contato foram estabelecidas, mesmo que a falta da presença física seja um marcador considerável nas conversas, nos silêncios e na falta do olhar. Os laços continuam sendo construídos e novas formas de se fazer presente foram postas.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Extensão