MONITORIA DE MINERALOGIA E PETROGRAFIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO EDUCACIONAL NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS NO CAMPUS DA UFC EM CRATEÚS
Resumo
O processo de aprendizagem não se limita apenas a transmissão de conteúdos por parte do docente, mas também por uma troca de conhecimentos entre aluno e aluno. Nesse sentido, a monitoria das disciplinas de Mineralogia e Petrografia surge como meio de auxiliar e apoiar os discentes do curso de Engenharia de Minas do Campus da UFC em Crateús, visto que são disciplinas fundamentais para o progresso e desenvolvimento do aluno ao longo do curso. A metodologia utilizada inicialmente consiste na criação de um grupo no WhatsApp em ambas as disciplinas para facilitar a comunicação com os alunos e para a retirada de dúvidas. Além disso, eventualmente, eram realizados encontros virtuais pela plataforma Google Meet com o intuito de abordar de forma mais clara os conteúdos que julgamos serem mais relevantes, através da elaboração de slides. Devido ao momento de pandemia da Covid-19, houve uma adaptação nas interações promovidas pela monitoria, onde optamos por utilizar a plataforma Kahoot como ferramenta de interação entre os participantes da monitoria através de jogos interativos, onde eles pudessem fixar melhor o conteúdo e interagir com seus colegas. Além disso, foi elaborado um Guia de Identificação de Minerais em Rochas, a fim de auxiliar na identificação e análise macroscópica das rochas vista em aula prática da disciplina de Petrografia, além de revisar os principais minerais abordados na disciplina de Mineralogia. Com base nessas adaptações e ferramentas, foi possível uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos. Desse modo, com o objetivo de avaliar o desempenho das atividades, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um formulário eletrônico, com o propósito de ver o nível de satisfação dos discentes com relação às monitorias. De modo geral, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e mostraram a eficácia das metodologias aplicadas durante todo o semestre. Na turma de Mineralogia no semestre 2021.1 estavam matriculados 39 alunos, dos quais 20 foram aprovados e 16 participaram ao menos alguma vez nas atividades da monitoria, sendo elas no grupo do WhatsApp ou nos encontros pelo Google Meet. Já para a turma de Petrografia em 2021.1, estavam matriculados 22 alunos, dentre os quais 17 obtiveram aprovação e 15 participaram efetivamente de alguma atividade promovida pela monitoria. Portanto, percebe-se a eficácia da monitoria como ferramenta de auxílio para os estudantes, não apenas como papel educador, mas também de espaço de socialização entre alunos nesse período de isolamento social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.