MONITORIA DE MINERALOGIA E PETROGRAFIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO EDUCACIONAL NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS NO CAMPUS DA UFC EM CRATEÚS
Resumen
O processo de aprendizagem não se limita apenas a transmissão de conteúdos por parte do docente, mas também por uma troca de conhecimentos entre aluno e aluno. Nesse sentido, a monitoria das disciplinas de Mineralogia e Petrografia surge como meio de auxiliar e apoiar os discentes do curso de Engenharia de Minas do Campus da UFC em Crateús, visto que são disciplinas fundamentais para o progresso e desenvolvimento do aluno ao longo do curso. A metodologia utilizada inicialmente consiste na criação de um grupo no WhatsApp em ambas as disciplinas para facilitar a comunicação com os alunos e para a retirada de dúvidas. Além disso, eventualmente, eram realizados encontros virtuais pela plataforma Google Meet com o intuito de abordar de forma mais clara os conteúdos que julgamos serem mais relevantes, através da elaboração de slides. Devido ao momento de pandemia da Covid-19, houve uma adaptação nas interações promovidas pela monitoria, onde optamos por utilizar a plataforma Kahoot como ferramenta de interação entre os participantes da monitoria através de jogos interativos, onde eles pudessem fixar melhor o conteúdo e interagir com seus colegas. Além disso, foi elaborado um Guia de Identificação de Minerais em Rochas, a fim de auxiliar na identificação e análise macroscópica das rochas vista em aula prática da disciplina de Petrografia, além de revisar os principais minerais abordados na disciplina de Mineralogia. Com base nessas adaptações e ferramentas, foi possível uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos. Desse modo, com o objetivo de avaliar o desempenho das atividades, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um formulário eletrônico, com o propósito de ver o nível de satisfação dos discentes com relação às monitorias. De modo geral, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e mostraram a eficácia das metodologias aplicadas durante todo o semestre. Na turma de Mineralogia no semestre 2021.1 estavam matriculados 39 alunos, dos quais 20 foram aprovados e 16 participaram ao menos alguma vez nas atividades da monitoria, sendo elas no grupo do WhatsApp ou nos encontros pelo Google Meet. Já para a turma de Petrografia em 2021.1, estavam matriculados 22 alunos, dentre os quais 17 obtiveram aprovação e 15 participaram efetivamente de alguma atividade promovida pela monitoria. Portanto, percebe-se a eficácia da monitoria como ferramenta de auxílio para os estudantes, não apenas como papel educador, mas também de espaço de socialização entre alunos nesse período de isolamento social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.