A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO TOEFL-ITP PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE INGLÊS

Autores

  • Joao Felipe Macedo Sousa
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumo

O presente trabalho está inserido no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No decorrer de 2022, foram realizadas duas ofertas de turmas “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, ambas voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. A presente pesquisa propõe-se a analisar como o ensino das três seções do exame TOEFL-ITP podem se configurar como um incremento ao conteúdo de disciplinas como Fonética e Fonologia da língua inglesa, compreensão e análise de textos em língua inglesa e morfossintaxe da língua inglesa, disciplinas obrigatórias da grade curricular do curso de Letras: Português-inglês da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico, buscar-se-á comparar as ementas das citadas disciplinas aos manuais e tópicos de estudo que abordam quais temas devem ser estudados para se fazer o exame TOEFL-ITP. Assim, acredita-se ser possível concluir até que ponto o ensino das estratégias para resolução do exame pode ajudar o professor não só no aprendizado de tais conteúdos considerados obrigatórios, mas também em métodos de ensino que abordem o listening, o reading e os aspectos gramaticais da língua inglesa. Dessa forma, será possível disponibilizar ainda mais razões para a recente institucionalização do programa Idioma sem fronteiras pela Universidade federal do Ceará, pois contribui não só para o processo de internacionalização como também para a formação dos futuros professores de língua inglesa.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XVI Encontro de Práticas Docentes