A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS METODOLOGIAS APLICADAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL E SUA INFLUÊNCIA COMPENSATÓRIA PARA A AUSÊNCIA DOS MONITORES NAS PRÁTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS

Autores/as

  • Marta Maria Castro Honorio
  • Letícia Barbosa Gonçalves
  • Michael Douglas da Silva Oliveira
  • Kennya Thaís Sabino Pinheiro
  • Anna Cynara Pereira do Rego
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumen

Introdução: As monitorias universitárias são meios amplamente usados que oferecem suporte aos discentes de uma disciplina, estabelecendo uma comunicação efetiva e estreita juntamente aos docentes. Tal recurso pode ser constituído de atividades presenciais laboratoriais, elaboração de manuais, gincanas e outros. Porém, há ocasiões em que os monitores não podem comparecer presencial e constantemente em clínica ou laboratório, o que constituiu uma circunstância real na disciplina de Prótese Parcial Removível do Curso de Odontologia em Fortaleza. Objetivo: indagar os alunos desta disciplina sobre a percepção quanto a ausência excepcional dos monitores em atividades clínico-laboratoriais e as metodologias variadas compensatórias desenvolvidas. Metodologia: Para isso, um formulário virtual de 7 questões foi aplicado aos alunos dos semestres 2021.2 e 2022.1, abordando tópicos, como: o nível de dificuldade das aulas práticas sem monitores, a avaliação das demais metodologias assíncronas para a fixação teórica, se a ausência física de monitores interferiu no desempenho individual e se tal condição foi negativa para a comunicação com os monitores e professores. Resultados: 10 alunos responderam e 100% afirmaram que a monitoria era essencial, houve adesão integral aos exercícios online e que as outras metodologias de ensino auxiliaram no aprendizado individual. Apesar disso, 40% registraram que os exercícios práticos eram mais difíceis sem os monitores, 10% consideraram que a ausência foi negativa para o desempenho e dificultou a comunicação Conclusão: Novas formas de revisão e ensino teóricos devem ser utilizadas, mas não substituem a presença do monitor durante a clínica e laboratório, além disse cabe aos monitores manter diferentes formas de diálogo com os alunos oferecendo a disponibilidade e confiança para responder dúvidas e estreitar laços, a fim de evitar reprovações ou trancamento da disciplina.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XVI Encontro de Práticas Docentes