A SEÇÃO “LISTENING” DO TOEFL-ITP E OS ALUNOS ISF: UMA ANÁLISE DE SIMULADOS PRÁTICOS

Autores/as

  • Hayra Celeste Barreto Rocha
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumen

O presente trabalho está inserido no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No decorrer de 2022, foram realizadas duas ofertas de turmas “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, ambas voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. Nesse contexto, as turmas participaram de simulações através da plataforma "Google Forms", com material autêntico, das diferentes seções do exame. A presente pesquisa se debruça sobre os resultados dos simulados de “Listening Comprehension” (Compreensão Auditiva), tendo como objetivo fazer um levantamento crítico dos dados de erros e acertos, que nos permita traçar um perfil das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos na prática do Listening. Nossa metodologia é quali-quantitativa, primeiro envolvendo um levantamento das questões menos acertadas entre os estudantes (comparando os resultados de duas turmas distintas que responderam ao mesmo simulado), e em seguida, analisando os resultados a partir de possíveis interpretações teórico-pedagógicas. Constatamos que, das 12 questões que apresentaram maior índice de erro em cada uma das turmas, 7 repetiram-se, fato que focaliza nosso corpus. Uma análise mais detalhada, envolvendo quantidades percentuais de erros e acertos por alternativa, indica que as principais dificuldades dos alunos desse campo de amostra estão relacionadas às habilidades de: detectar as contrações negativas em verbos (como hadn’t, couldn’t, didn’t) no inglês falado; discernir alternativas distratoras, que contém palavras similares ou idênticas às pronunciadas nas gravações, de alternativas corretas; e identificar a lógica de “assumption questions” (perguntas de suposição). Assim, buscamos auxiliar professores que trabalham com preparação para o TOEFL com relação a quais estratégias e quais habilidades priorizar em suas atividades pedagógicas no futuro.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XVI Encontro de Práticas Docentes