DIA DO BRINCAR UFC: UMA VIVÊNCIA DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Roberto da Rocha Miranda
  • João Evangelista de Oliveira Neto
  • Maria José Costa dos Santos
  • Jose Rogerio Santana

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar materiais concretos para o ensino de geometria desenvolvidos e aplicados no dia do brincar UFC, no qual busca auxiliar estudantes de diferentes faixas etárias a contornarem dificuldades no aprendizado desse eixo temático da BNCC proporcionando maior interatividade entre os visitantes a partir de jogos relacionados com o assunto estudado. O dia do Brincar UFC foi realizado no dia 28 de maio de 2022, na Casa de José de Alencar, com a finalidade de propor discussões e reflexões sobre o brincar na infância, nesse âmbito, foram desenvolvidas atividades na forma de desafios propostos em jogos matemáticos como: quebra cabeças e jogos de tabuleiro, estimulando os visitantes de cada estande a aprender Geometria brincando. A proposta metodológica de ensino vivenciada foi a Sequência Fedathi respeitando suas etapas fundantes: tomada de posição, maturação, solução e prova o que proporciona uma dinamicidade da atividade, importante na resolução dos problemas propostos aos participantes no aprendizado de conceitos geométricos respeitando o saber e rigor matemático. Os resultados revelam que os jogos confeccionados vêm com a intenção de mobilizar os conhecimentos prévios dos estudantes, estabelecendo conceitos e construção de soluções para o aprendizado de Geometria nos jogos, além disso estimulando, também, à participação dos visitantes com premiações de pipocas e pirulitos. Considera-se que essa experiência inovadora revela a importância da utilização pelos professores desses jogos matemáticos com intencionalidade pedagógica trazendo um guia prático para direcioná-los em suas práticas educativas a fim de familiarizá-los com diferentes jogos que podem ser adaptados para atender seus objetivos necessários ao aprendizado de seus alunos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XVI Encontro de Práticas Docentes