ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO REMOTA E INCLUSIVA SOBRE BIODIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Ivna Bezerra da Silva
  • Eva Tercya Oliveira Silva
  • Christiano Franco Verola

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo um relato de experiência para a elaboração e construção de uma aula de campo remota sobre Biodiversidade, na qual seja capaz de atender alunos surdos e alunos ouvintes. Levando em consideração o contexto pandêmico, disciplinas, que antes seriam ministradas presencialmente, passaram a utilizar, sobretudo, os meios digitais para dar continuidade aos seus cronogramas de forma remota. Nesse sentido, uma das etapas da disciplina Biologia de Campo Aplicada ao Ensino é a preparação e a realização de uma aula de campo, que usualmente seriam aulas presenciais, mas foram substituídas por aulas de campo remotas, que deveriam incluir grupos com todos os estudantes, incluindo alunos com alguma dificuldade de aprendizagem, com algum transtorno e com alguma deficiência, como alunos surdos. Dessa forma, este trabalho é um Relato de Experiência, sobre a preparação, a organização e a execução de uma aula de campo inclusiva e remota sobre Biodiversidade, que foi realizada dentro da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici. A aula foi apresentada para uma turma de 15 graduandos em Ciências Biológicas, matriculados na disciplina Biologia de Campo Aplicada ao Ensino, durante o mês de Junho. Assim, as professoras gravaram uma série de vídeos, que foram organizados em sequências lógicas e legendadas para atender a maior quantidade de alunos (ouvintes ou surdos), com o intuito de simular uma caminhada pelo Campus, com explicações e observações sobre a Biodiversidade. Por fim, os vídeos foram exibidos para turma durante o horário de aula no Google Meet e os alunos foram convidados a responder um formulário com questões baseadas no que foi exposto durante a aula.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XVI Encontro de Práticas Docentes