EXPERIÊNCIAS COMO MONITOR DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO ENTRE A NORMA E AVALIAÇÃO

Authors

  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Abstract

Historicamente a Educação Física Escolar (EFE) brasileira esteve a favor da lógica de controle e docilização dos corpos discentes. Um movimento renovador na década de 1980, buscou renovação de paradigmas. Contudo, ainda hoje há resistências e práticas docentes com vestígios tradicionais presentes na atuação dos(as) professores(as). Pensando nisso, e buscando uma prática docente progressista dos(as) licenciandos(as) em Educação Física, há necessidade de não somente a exposição de práticas inovadoras como também o questionamento sobre os discursos veiculados pelos(as) futuros(as) professores(as) que em formato de jargões, podem reforçar diferentes relações de poder estabelecidas. Partindo disso, esse trabalho em formato de relato de experiência tem como objetivo explicitar uma aula temática, partindo de um dos jargões surgidos nas aulas da disciplina de didática e educação física, onde um estudante ao tratar sobre o processo de normatização e disciplina, comparando-o com um remédio que pode virar um veneno, mas que deve ser utilizado e assim falou-se sobre a importância da dosagem das mesmas. A partir de problematizações da fala do sujeito, em um momento posterior foi produzido uma aula sobre a temática de avaliação, já abordada na disciplina de didática, mas fazendo relação da mesma com o processo de normatização trazido por o autor Michel Foucault, assim como houve também correlação com o fracasso escolar problematizado por Bernard Charlot. Além da correlação entre ou autores e o uso da teoria das múltiplas inteligências proposta por Howard Gardner, foram utilizados autores(as) da EFE que trazem contribuições sobre instrumentos e critérios avaliativos como Luiz Sanches Neto e Luciana Venâncio. Concluímos, que há necessidade de questionamento ao longo de toda a formação desses jargões que retroalimenta relações de senso comum e/ou práticas tradicionais, visando um maior olhar crítico dos(as) estudantes e futuros professores(as) de EFE do ensino básico.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XVI Encontro de Práticas Docentes