O USO DA FERRAMENTA PICKLES COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA POLÍTICA
Abstract
A sociologia tem um papel muito importante nas escolas e as formas de abordagem relacionadas ao ensino são necessárias para que seja possível o despertar de um aluno sensível aos diversos processos que ocorrem ao seu redor. Nesta perspectiva, o professor de sociologia precisa estar inovando a cada momento em suas aulas, para tornar o aluno mais próximo do que lhe é apresentado.Contanto, essa pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática sobre o tema política, ministrada na EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, com a utilização da ferramenta tecnológica Pickles como potencializadora do ensino de Sociologia.Essa ferramenta conta com a criação de gráficos em tempo real com a interação da turma por meio de Qr-codes que identificam cada aluno da turma.Vale a pena ressaltar que com o advento da BNCC, percebe-se a necessidade de buscar trabalhar o aluno como protagonista do seu processo de ensino aprendizagem. A Sequência Didática foi composta de quatro aulas, que conciliaram teoria, prática e tecnologia.Como aporte teórico bibliográfico ressaltam-se as contribuições de Juarez Dayrell no que tange a sociologia para as juventudes, Gabriella Cunha no que se refere a ferramenta que foi utilizada como aporte metodológico e Monalisa Torres para embasar o ensino de política. Portanto, a pesquisa proporcionou um impacto positivo na aprendizagem dos alunos que pode ser constatado pela comparação de dados entre os conhecimentos prévios e pós- aplicação da sequência Didática.Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XVI Encontro de Práticas Docentes
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