PERCEPÇÃO MORFOLÓGICA DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS: UMA AULA DE CAMPO INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO PARQUE DO COCÓ, FORTALEZA, CE

Autores/as

  • Bianca Elen de Souza Alves
  • Francisco Lucas Santos de Oliveira
  • Christiano Franco Verola

Resumen

Biologia de Campo Aplicada ao Ensino é uma disciplina obrigatória de Prática como Componente Curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas - UFC. De extrema importância, a disciplina é uma das únicas do currículo que instiga e encoraja os futuros docentes a elaborar e executar projetos que envolvam ensino inclusivo e transdisciplinaridade em ambientes não-formais. Como consequência da pandemia, durante o semestre 2022.1, a disciplina trouxe como proposta o desenvolvimento destas atividades voltadas para alunos com deficiência e em ambiente virtual. Com a necessidade de tornar mais lúdico, inclusivo e desafiador o aprendizado de biologia, o foco foi a adaptação da aula a deficientes visuais, com a construção de modelos didáticos táteis a partir de materiais cotidianos. O trabalho foi realizado em três etapas, a saber: 1. Seminário com estudo referenciado e apresentação sobre inclusão, entre elas, pessoas com deficiência visual; 2. Criação de um plano de aula inclusiva com norteada pela Base Nacional Comum Curricular adaptada ao campo virtual; 3. Simulação dessa aula em ambiente virtual, com utilização do material didático inclusivo e tátil, contendo diferentes texturas com base na morfologia de musgos e samambaias. A partir da experiência com este projeto, ficou clara a necessidade e urgência de abordagens inclusivas na formação docente, uma vez que a escola comum inclusiva é uma realidade do cotidiano escolar brasileiro. Por se tratar de uma iniciativa quase isolada em um curso de formação de professores, urge a necessidade imediata de incluir mais ações curriculares voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PCD). Conclui-se que o ganho pessoal e profissional com as atividades desenvolvidas na disciplina foi satisfatório e exitoso.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XVI Encontro de Práticas Docentes