PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS SOBRE O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Elizangela Silva Mesquita
  • Maria José Barbosa
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

O estudo trata-se do recorte de uma pesquisa realizada com professores inscritos no Curso de Extensão Prática Pedagógicas na Alfabetização, ano de 2021, coordenado pela profª Maria José Barbosa (FACED/UFC), objetivando conhecer a perspectiva das professoras sobre o planejamento pedagógico das ações a serem vivenciadas com as crianças da educação infantil. O estudo teórico foi fundamentado nos pressupostos de Soares (2020) e Redin (2012). Para a produção dos dados, foi solicitado às professoras que respondessem em um fórum on-line as questões: qual o ponto de partida para a elaboração do planejamento? Você planeja junto com os seus pares? Como são selecionados os textos/atividades propostos às crianças no cotidiano da instituição escolar? Foram selecionadas quatro professoras em um grupo de doze, de um dos seis grupos do curso, especificamente, professoras de crianças da educação infantil. Os resultados revelam que 75% das professoras consideram os interesses, conhecimentos e necessidades das crianças como ponto de partida para a elaboração do planejamento. Complementar a esses dados, foi ressaltado a importância do conhecimento da professora sobre o que a criança precisa aprender. Em relação a planejar com os pares, 50% das professoras citaram que planejam com os pares; enquanto as demais, planejam individualmente, embora compartilhem e troquem ideias com outros. Quanto a seleção de atividades proposta às crianças no ambiente da instituição educativa, foi mencionado o uso de material concreto; portadores de textos, contextualizados à realidade na qual as crianças estão inseridas; e, do livro didático como suporte. Portanto, há o reconhecimento, entre as professoras, de que o ato de planejar envolve a escuta dos interesses das crianças; a troca de experiências com os pares; e, a escolha de materiais pedagógicos significativos às crianças; contribuindo assim, para a desconstrução de alguns paradigmas concernente à prática do planejamento na educação infantil.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XVI Encontro de Práticas Docentes