PROCESSOS CRIATIVOS DE ESCRITA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE UMA OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Autores/as

  • Sofia Siqueira Hernandez
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumen

O presente projeto tem o propósito de relatar os processos criativos de escrita em Inglês como língua estrangeira realizados em uma oficina intitulada “Creative Writing: Laboratório Básico Experimental em Inglês” como parte de uma série de eventos realizados em 2022 em uma ação intitulada “Isf Week” (Semana Isf), que fez parte da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras. Nesse cenário, os participantes iniciaram o processo com relatos de suas experiências de escrita em Inglês em um momento de roda de conversa e observaram as técnicas “Journaling” (Diário), “Mixed Media and Mixed Genre” (Mistura de Gênero e Mídias) e “Blackout Poetry” (Poesia de Apagão) como táticas de escrita multimodais pouco conhecidas, mas que causaram fascínio e disposição para a prática por parte dos participantes. Posteriormente, foram realizadas duas atividades: Escrita Livre em Inglês e “Blackout Poetry” utilizando uma página do livro “Alice in Wonderland”. A primeira produção foi apresentada por alguns participantes que sentiram inspiração para tecer textos poéticos em pouco tempo e segurança para apresentar aos colegas. A segunda atividade gerou produções que foram apresentadas por todos os participantes e leitura realizada por seus respectivos autores, que se revelaram inovadoras e imaginativas, partindo de múltiplas estratégias ficcionais e visuais em seus aspectos significativos. Os métodos utilizados para a produção fértil da escrita durante a oficina revelam a relevância dessa prática para a comunidade acadêmica em função do engajamento para a escrita criativa no processo de aprendizado acadêmico de uma língua estrangeira.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XVI Encontro de Práticas Docentes