AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM A METODOLOGIA DA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA & BIOESTATÍSTICA E SUGESTÕES PARA SUA MELHORIA.

Authors

  • Thales Nogueira Gomes
  • Jose Gomes Bezerra Filho
  • Bárbara Pinheiro Freitas
  • Joana D'arc Rocha Damasceno
  • Laura Magna Costa Feitosa
  • Luciano Lima Correia

Abstract

Introdução:Na prática da Medicina Baseada em Evidências, é essencial que os acadêmicos desenvolvam conhecimentos em epidemiologia e bioestatística, interpretando criticamente artigos científicos e adaptando-os a suas práticas clínicas. A disciplina de ABS 3, parte do curso de medicina da UFC com 4 créditos,é obrigatória e dedica sua 1ª parte ao ensino da Epidemiologia e a 2ª à Bioestatística. São realizadas aulas expositivas e 2 atividades de monitoria para sistematizar os conteúdos. Objetivo:Avaliar o grau de satisfação dos estudantes egressos da disciplina, com a sua metodologia e com sugestões para melhoria do aprendizado. Metodologia:Foi feita uma enquete online pelo site SurveyMonkey incluindo dados a respeito do semestre, nível de satisfação e uma questão aberta sobre ferramentas que, pela percepção dos alunos, melhorariam o aprendizado. Resultados:Responderam ao todo, 45 estudantes entre o 4º e o 10º semestres. 20% dos estudantes responderam estar extremamente insatisfeitos com a metodologia do módulo, 35,5% levemente insatisfeitos, 40% levemente satisfeitos e 4.5% extremamente satisfeitos. Metade dos estudantes responderam à questão aberta sugerindo melhoras:9 alunos sugeriram melhorar a didática por meios mais interativos, 7 indicaram aulas práticas sobre os temas, 4 pediram por integração do conteúdo com a clínica, 3 pediram por mais atividades de monitoria e 1 sugeriu momentos de resolução de questões/tira-dúvidas. Conclusão:Cerca de metade dos alunos mostraram-se insatisfeitos com a metodologia utilizada. As estratégias didáticas apontadas para a melhora do módulo, incluíram: aumento da carga-horária prática; integração dos conteúdos com as aplicações clínicas de tais conhecimentos; inclusão dos monitores neste contexto, aumentando sua presença durante o módulo e proporcionando maior assistência aos alunos. A aplicação de instrumentos que permitam feedback da metodologia utilizada em uma disciplina é essencial para o planejamento posterior do módulo.

Published

2017-05-31

Issue

Section

XXV Encontro de Iniciação à Docência