METODOLOGIAS PARA O ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES EM TUMAS NUMEROSAS
Abstract
As disciplinas de programação são de fundamental importância para o curso de Engenharia da Computação. Diante das dificuldades naturais em lidar com a resolução de problemas algorítmicos e com linguagens de programação, muitos alunos necessitam de um acompanhamento mais próximo, por vezes individualizado, principalmente para o desenvolvimento de práticas laboratoriais. Entretanto, assistir de maneira próxima cada um dos alunos que ingressam neste curso não é tarefa simples para o professor de programação, visto que os mesmos apresentam dificuldades em diferentes níveis e exigem bastante tempo para análise de erros de linguagem e, principalmente, de lógica. Soma-se a essa dificuldade o fato de as turmas de primeiro serem, em geral, numerosas contento, além dos alunos recém-ingressos, os repetentes. Os objetivos deste projeto incluem: i) concepção de novas metodologias, apoiadas por ferramentas automatizadas, que permitam o melhor gerenciamento do tempo e dos recursos disponíveis em atividades práticas individuais de programação proposta para turmas numerosas ii) melhoria da capacitação dos alunos para o desenvolvimento de projetos de software de qualidade. A metodologia contemplou o acompanhamento das atividades realizadas em laboratório com a divisão da turma em sub turmas. Foram elaboradas e executadas atividades práticas com a orientação dos professores e realizadas análises dos pontos críticos do processo de ensino e de aprendizagem em programação, a fim de auxiliar na construção de novas abordagens para aulas práticas que atendam às necessidades da disciplina. Os resultados demonstraram uma melhoria na qualidade do aprendizado, sendo refletido no desempenho dos alunos. Dessa forma, pode-se concluir que as metodologias utilizadas para acompanhar as atividades de programação para turmas numerosas proporcionaram uma melhoria no ensino e na aprendizagem.Downloads
Published
2017-05-31
Issue
Section
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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