O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DO ATLS NA MONITORIA DE URGÊNCIAS MÉDICAS. REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Caroline Cleophas Lobo Leite
  • Karen Lopes Cunha
  • Heraldo Lobo Filho
  • Claudia Regina Fernandes

Abstract

Introdução : O módulo de urgências médicas tem como um dos objetivos ensinar técnicas de suporte de vida avançado no trauma (ATLS), tendo a monitoria como espaço para auxilio no ensino e na prática dos conteúdos abordados. O uso de vídeos como ferramenta didática pode apresentar-se como uma estratégia eficiente no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o potencial motivador da linguagem audiovisual para despertar o interesse dos alunos. Objetivo: Avaliar o uso de novas tecnologias que proporcionem a transmissão do conhecimento de forma simples e eficaz no processo de aprendizagem. Metodologia: Para o levantamento bibliográfico, optou-se pela busca de artigos em periódicos nacionais e internacionais à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizadas fontes secundárias, assim como autores nacionais e internacionais, artigos científicos, dissertações de mestrado e buscas on-line no período de agosto de 2017. Conclusão: A medicina é uma área que demanda do profissional uma resposta rápida associada o uso correto de técnicas e conhecimentos complexos em situações críticas como no trauma. Por isso vem se tornando cada vez mais importante o uso de ferramentas que auxiliem no processo de aprendizado e fixação do conhecimento durante a graduação. Ao avaliar o uso de recursos de vídeo nas aulas nota-se que este potencializa o processo cognitivo além de padronizar o ensino das técnicas utilizadas no ATLS, mostrando que a incorporação deste recurso pode auxiliar na formação destes profissionais de saúde.

Published

2017-11-08

Issue

Section

XXVI Encontro de Iniciação à Docência