COMPARAÇÃO ENTRE A PSE PLANEJADA PELO TREINADOR PERSONALIZADO COM A PERCEBIDA POR ALUNOS DE MUSCULAÇÃO
Abstract
O sucesso do treinamento personalizado para praticantes de musculação depende, também, de uma relação ótima entre a intensidade da sessão de treinamento prescrita pelo personal trainer e percebida pelo aluno, desta maneira, o objetivo do trabalho foi comparar a percepção subjetiva de esforço (PSE) indicada por alunos de Musculação com a planejada pelo personal trainer para sessão de treinamento. Participaram do estudo um Bacharel em Educação Física, pós-graduado, com experiência acima de cinco anos como personal trainer e três alunos praticantes de musculação. Como critério de inclusão os alunos deverão ter uma frequência mínima de três vezes por semana nos treinos, tempo de prática igual ou superior a seis meses, sem histórico de lesões. O treinador apresentou previamente a execução do treinamento a PSE planejada para cada aluno, e a PSE dos alunos foi coletada 30 minutos após o término de cada sessão. A PSE planejada pelo treinador foi diferente da indicada pelos alunos. Os alunos participantes deste trabalho percebem valores distintos de PSE quando comparada com a planejada pelo treinador, sendo que, para as intensidades leve e moderada sua PSE é menor e para a intensidade pesada é maior do que a planejada. Preconiza-se que haja acompanhamento diário das intensidades percebidas pelos praticantes de musculação durante o treinamento e também comparação constante com o que é planejado pelo treinador personalizado.Downloads
Published
2017-11-08
Issue
Section
X Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.