GRAU DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA DA UFC SOBRE TARTARUGAS MARINHAS
Abstract
Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies como as tartarugas marinhas encontram-se seriamente ameaçadas de extinção. Diante da necessidade de preservação destes animais, torna-se fundamental o esclarecimento da população a respeito da conservação destes recursos biológicos, buscando colaborar com a construção de uma sociedade consciente. O presente trabalho objetivou analisar a percepção ambiental dos discentes do curso de bacharelado em Oceanografia, da Universidade Federal do Ceará, sobre tartarugas marinhas, identificando o grau de conhecimento destes alunos a respeito destes animais. Para isso, foram aplicados questionários semiestruturados sobre o tema. De um total de 27 estudantes, a maioria afirmou ter pouco (48,1%) ou razoável (40,7%) conhecimento sobre o assunto. A necessidade de mais informações é requerida por 100% da amostra, foi principalmente a respeito de medidas de conservação em prol destes animais. Sobre as espécies existentes, 44,4% não soube informar o número destas espécies e identificá-las (92,6%). Porém, o risco eminente à extinção foi observado por 100% dos alunos que atribuíram à poluição (58,1%) e pesca (27,9%) as principais ameaças à estas espécies. Portanto, observa-se um satisfatório conhecimento dos alunos a respeito da vulnerabilidade das tartarugas marinhas. Entretanto, possuem baixo nível de conhecimento sobre aspectos gerais e necessidade em suprir as lacunas de informação. Diante disso, nota-se a relevância de estudos que indiquem o nível de conhecimento dos discentes de áreas ambientais a questões relacionadas com a conservação ambiental, já que serão disseminadores de informações sobre esta temática.Downloads
Published
2017-11-08
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.