LEVANTAMENTO DOS PROJETOS QUE UTILIZAM A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FORMA DE CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS

Authors

  • Francisco das Chagas Silva Barbosa
  • Amanda Lima dos Santos
  • Elana Carolina de Souza Medeiros
  • Jose Renato de Oliveira Cesar

Abstract

É fato que a tecnologia já se tornou parte inseparável da vida do ser humano moderno. Com sistemas digitais presentes em toda parte e a facilidade de acesso à internet, a tecnologia da informação se torna uma grande aliada aos projetos de conservação do meio ambiente. Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo, cinco delas habitam em águas brasileiras e todas encontram-se ameaçadas de extinção. É necessária a implantação de ferramentas tecnológicas que auxiliem a preservação destes animais. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos projetos que utilizam ferramentas de TI para conservação das tartarugas marinhas. Para este estudo foram utilizados os meios de busca na web para localização dos programas, projetos e entidades que estão empenhados na preservação destes répteis, coletando informações sobre ferramentas utilizadas por cada projeto. Dos 35 projetos pesquisados, grande parte utiliza ferramentas em comum, como sites e redes sociais populares (Facebook, Instagram, YouTube), tanto para educação ambiental como para coletar informações a respeito da ocorrência destes animais, além da utilização de um bancos de dados online OBIS SEAMAP (Ocean Biogeographic Information System Spatial Ecological). Dos projetos encontrados, apenas 4 utilizam o aplicativo "Pic4Turtle" lançado em março de 2017 no Symposium on Sea Turtle Biology and Conservation. O presente trabalho identificou e mapeou os projetos que integram a tecnologia da informação na conservação de tartarugas marinhas, o que servirá como subsídio para ações do Projeto Interpesca/UFC na tarefa de monitoramento de ocorrências, encalhes e nidificações destes animais em Fortaleza e região metropolitana.

Published

2017-11-08

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica