RECICLANDO ÓLEO DE COZINHA: SABÃO ECOLÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ESCOLA LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Abstract
Atualmente, um dos maiores desafios da sociedade é lidar com a preservação do meio ambiente, tendo em vista que a poluição ambiental é um assunto que promove diversos debates. O PIBID de Química desenvolveu um projeto para reaproveitamento do óleo de cozinha usado na comunidade em torno do Colégio Liceu do Conjunto Ceará (LCC), localizado em Fortaleza – CE . Este projeto teve como objetivo buscar a conscientização da comunidade escolar com relação aos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha, já que tal fato pode provocar poluição em rios, riachos e até em canais próximos às residências. O projeto foi dividido em dois momentos: no primeiro momento, foi feita uma explicação sobre as consequências do descarte inadequado do óleo de cozinha, seguido da coleta de água do canal próximo à escola, para que os alunos pudessem fazer uma análise qualitativa da água. No segundo momento, realizou-se uma oficina de preparação de sabão, cujo objetivo era reciclar o óleo de cozinha usado, que foi coletado pelos estudantes na comunidade, transformando-o em sabão e explicando as reações químicas que estão envolvidas durante o processo de fabricação. Para a realização da oficina de produção de sabão, os alunos foram divididos em grupos de cinco e auxiliados pelos bolsistas do PIBID de Química a produzirem as barras de sabão que posteriormente foram doadas à escola. O projeto apresentou ótimos resultados, tanto que o PIBID de Química foi convidado pela gestão da escola para reaplicar o projeto como uma das provas na “Gincana LCC”. Os bolsistas formularam o edital com todas as regras, normas e pontuações da prova. Com a realização desse projeto espera-se chamar a atenção dos estudantes para as problemáticas da poluição e para a reciclagem como alternativa de preservar o meio ambiente.Downloads
Published
2017-11-08
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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