ELABORAÇÃO DE UMA SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS COM FOCO NA REDUÇÃO DO USO INDEVIDO DE MEDICAMENTOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS
Resumo
A política baseada em evidências é caracterizada pelo acesso transparente e sistemático às evidências e pela avaliação de tais evidências como insumos do processo de formulação de políticas. A predominância da adoção de manejos terapêuticos iminentemente farmacológicos nos serviços de saúde mental tem contribuído para a “medicalização” da infância, gerando a necessidade de práticas não medicalizantes. Descrever o processo de elaboração de uma síntese de evidências com opções para reduzir o uso indiscriminado de medicamentos em crianças e adolescentes com transtornos mentais. Trata-se de um estudo de revisão sistematizada da literatura. A busca foi realizada nos repositórios do Health Systems Evidence, Pubmed, Cochrane Library, PQD evidence, Rx for change, Lilacs e Scielo. Para a estratégia de busca foram utilizados termos extraídos do MeSH Database e Descritores BVS. Foram selecionadas apenas revisões sistemáticas, sem restrição de ano de publicação ou idioma. Procedeu-se a uma avaliação prévia dos artigos pelo título e o abstract, sendo excluídos os que não tinham relação com o escopo dessa síntese e os em duplicidade. Desse modo, foram selecionados 54 estudos para leitura dos textos completos restando 29 artigos, dos quais foram extraídas as seguintes estratégias para redução do uso indiscriminado de medicamentos: Oferecer programas de intervenção precoce para crianças; Oferecer programas de intervenção psicossocial para crianças e adolescentes; Oferecer programas de educação na atenção psicossocial; Estruturar ações visando a integração da família, saúde e educação; Promover o uso apropriado de medicamentos para Saúde Mental. Este trabalho traz estratégias disponíveis na literatura que podem contribuir com formuladores de políticas e profissionais de saúde para o desenvolvimento de práticas não medicalizantes e a redução do uso indiscriminado de medicamentos em crianças e adolescentes com transtornos mentais. Apoio: OPAS.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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