CONSUMO COLABORATIVO E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA ATITUDE PRÓ-AMBIENTAL DOS COWORKERS
Abstract
Através de uma relação entre consumo colaborativo e sustentabilidade, foi investigado neste artigo a relação entre atitude pró-ambiental dos coworkers e as motivações para adesão de espaços coworkings em Fortaleza, Ceará. A pesquisa aborda temáticas atuais e em expansão como: sustentabilidade, atitude do consumidor, consumo colaborativo e coworking. Evidencia-se a importância do tema sabendo que em 2017, o número de espaços de coworking conhecidos aumentou 114% em relação a 2016 no Brasil. São 810 em todo o país e Fortaleza é a 6ª cidade brasileira com maior número de escritórios compartilhados com 25 locais, 15 a mais que no ano anterior, segundo o Censo Coworking Brasil (2017). A pesquisa neste artigo ocorre por meio de uma investigação de natureza quantitativa, de tipologia descritiva e de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa caracteriza-se como survey. Os questionários foram então sujeitos a uma análise fatorial, análise de clusters, ANOVA e Teste T. Os resultados mostram que há uma maior relação entre a atitude pró-ambiental dos coworkers e suas motivações para aderir a espaços de coworking. Os achados da pesquisa podem gerar arcabouços teóricos para novos estudos fomentando discussões na área acadêmica e contribuindo com informações estratégicas no processo de planejamento das organizações que atuam ou pretendem atuar oferecendo produtos ou serviços de acordo com as premissas do consumo colaborativo.Downloads
Published
2019-01-14
Issue
Section
XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.