SER PROFESSORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA NA “PRÁTICA DE PESQUISA I” DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Abstract
Durante o semestre 2019.1, de 23 de abril a 11 de junho, fui estagiária em docência da disciplina “Prática de Pesquisa I”, ministrada pela professora Alba Carvalho, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Chamou-me atenção a disciplina, pelo fato de seu funcionamento ser diferente de uma aula expositiva. Possuía caráter teórico-prático, por ter proposto a discussão da teoria, como também o exercício da pesquisa em aulas de campo e em sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a metodologia de ensino-aprendizagem da “Prática de Pesquisa I”. Realizei um levantamento bibliográfico sobre didática no ensino superior, exerci a docência da disciplina e observei os fatos ocorridos entre os participantes da “Prática de Pesquisa I”. Cheguei a determinados resultados: a metodologia utilizada, pela professora e por mim, foi a dialética, o processo avaliativo se relacionou com a aprendizagem e houve o desempenho de certas habilidades necessários ao desenvolvimento da metodologia. Nesse tipo de didática, ocorreu a interação ativa das duas partes, professora e estudantes, com a realidade. Apresentou-se em três momentos, síncrese, análise e síntese, em favor de facilitar o pensamento crítico dos estudantes. A disciplina propôs um método alternativo de avaliação como forma de identificar a aprendizagem e motivar os estudantes na pesquisa deles, através do resumo de textos, do projeto de pesquisa e da participação nas aulas. Portanto, a experiência na docência me proporcionou a aprendizagem sobre metodologia dialética e sobre as habilidades necessárias na facilitação de uma aula. Compreendi, com mais profundidade, que a metodologia dialética e a avaliação diagnóstica sobre os alunos são maneiras de alcançar o aprendizado.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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