COMBATENDO A EVASÃO: UM RELATO DE COMO O PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA TEM ATUADO NO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL
Abstract
Este trabalho objetiva discutir, por meio de um relato de experiência, as atividades realizadas pelo projeto Tamis da Ciência, no ano de 2019. Para isso, ressaltamos que o Projeto Tamis da Ciência foi criado para atuar em duas frentes: o acolhimento de novos alunos do curso e o combate à evasão dos estudantes. Em ambas frentes, o projeto se baseia na informação como instrumento de trabalho, de modo a reforçar, em especial, o caráter de pesquisa da formação no curso e, assim, alcançar seus objetivos. O relato apresentado aqui explana de maneira um pouco mais específica as atividades realizadas, que foram realizados com esse intuito de criar um ambiente onde nossos discentes compreendam e apreciem tudo aquilo que o curso que escolheram pode oferecer a eles. Em especial, a questão da pesquisa. Nesse contexto, dentre as diversas ações realizadas dentro da monitoria, escolhemos destacar nesta comunicação, a última realizada e da qual participamos. No caso, a realização da II Semana de Letras-Espanhol que, neste ano de 2019, foi efetivada em articulação com o V Colóquio do GEPPELE e o II Encontro de professores de Espanhol do estado do Ceará. Os três eventos juntos contaram com a participação de 170 inscritos, durante dois dias de programação que reuniram pesquisadores de todo o país, professores já em atuação e alunos de graduação. Com esta ação, os alunos dos cursos de Letras com licenciatura em língua espanhola da UFC puderam tomar contato com pesquisas e trabalhos de estudantes e professores de outras universidades e ter parte da dimensão do que vem sendo pesquisado na área e dos esforços políticos para a manutenção do espanhol no currículo da educação básica. Todas essa informação e experiência possibilita a motivação para a continuidade do curso, uma visão valorizada da área de atuação profissional, além de ampliar a visão do mercado de trabalho do formando. Compreendemos que todas essa atividades favorecem a consecução dos objetivos do projeto relacionados à evasãoDownloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.