A ESTRATÉGIA Z PARA DETECÇÃO DE TALENTOS NO ATLETISMO
Abstract
Testes físico-motores são muito utilizados como ferramenta para detecção de talentos no esporte. Uma de suas funções é identificar em quais modalidades/provas o aluno poderá obter melhor desempenho. A disciplina optativa Atletismo II apresenta dentre seus conteúdos, a aplicação da Estratégia Z-CELAFISCS, entre os alunos matriculados, como forma de identificar potenciais atletas para as provas do Atletismo. Esta Estratégia se utiliza de princípios estatísticos para verificar possíveis predisposições para o sucesso esportivo. Nesse sentido, o estudo busca apresentar os resultados da estratégia Z obtidos pelos alunos da disciplina de Atletismo II (2017.2; 2018,2 e 2019.2) em testes específicos da área do atletismo. Participaram dos testes 27 alunos, 11 do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Os testes realizados foram: teste do quadrado, 20 metros, impulsão horizontal e arremesso da bola medicinal. Foram avaliadas as capacidades de agilidade, velocidade, potência muscular de membros inferiores e superiores, respectivamente.O cálculo do Score Z foi feito pelo Excel 2016. Para seu cálculo o resultado obtido nos testes, foi subtraído da média atingida para cada um deles e dividido pelo resultado do desvio padrão de cada prova. Os resultados obtidos indicariam o nível de competições que o atleta teria potencial de participar com sucesso(1- municipal; 2- estadual; 3- nacional e 4- internacional). No teste do Quadrado, 3 atletas obtiveram escore Z1; nos 20 metros 4 atletas obtiveram score Z1; na Impulsão horizontal 2 atletas obtiveram score Z1 e 1 atleta score Z2; e, no Arremesso da bola medicinal 1 atleta obteve score Z1 e 2 atletas Score Z2. Somente 1 desses alunos é atleta de atletismo e o restante é formado por atletas ou praticantes de outras modalidades ou sedentários. Estes resultados indicam que caso a modalidade Atletismo fosse mais desenvolvida, muitas potencialidades poderiam ter sido identificadas em período mais propício para seu desenvolvimento.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XII Encontro de Experiências Estudantis
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