RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DO PIBIT NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA
Abstract
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) auxilia instituições de ensino superior através da concessão de bolsas de iniciação científica a alunos de graduação, visando o estímulo ao desenvolvimento e à transferência de tecnologias atuais e inovadoras. Os principais objetivos do PIBIT são contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de desenvolvimento tecnológico, possibilitar a interação entre graduação e pós-graduação e estimular o espírito de pesquisador nos alunos contemplados. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de bolsistas junto ao Laboratório de Produtos Naturais (LPN) e contribuir na formação acadêmico-profissional desses graduandos de Farmácia. A admissão dos alunos se deu voluntariamente em participar das pesquisas e foram designados ao acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos para adaptação à dinâmica do laboratório, como aprendizado do manuseio correto de equipamentos e das principais técnicas utilizadas. Com o tempo, estes alunos tornaram-se bolsistas e responsáveis por uma pesquisa com plantas medicinais, sendo também realizada uma revisão de literatura e análise dos resultados obtidos.A partir destas atividades observou-se o aprimoramento de aspectos importantes na formação dos bolsistas: senso crítico, tomada de decisão, capacidade de resolução de problemas, habilidades em técnicas laboratoriais, respeito, ética, cooperação e contato com o processo de pesquisa. Estudaram-se conteúdos bastante específicos que não são abordados na graduação. Conclui-se que, com todas essas habilidades desenvolvidas pelos alunos bolsistas a partir da admissão no LPN, tal experiência é positiva e certamente auxiliará no futuro acadêmico-profissional dos alunos como farmacêuticos. A existência do PIBIT e da bolsa concedida aos alunos foi um instrumento de permanência na graduação e um meio de vislumbre da futura profissão a qual escolheram atuar.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XII Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.