PRETO E BRANCO, AZUL E VERMELHO: ESQUERDAS E A CULTURA POPULAR NO JORNAL NAÇÃO CARIRI (1980-1987)
Abstract
A pesquisa em andamento tem como escopo a investigação da produção de imagens, sentidos e formas conferidas à ideia do povo e do popular na década de 1980 a partir do jornal e posteriormente revista Nação Cariri (1980-1987), dirigida e encabeçada por Oswald Barroso, Rosemberg Cariry, entre outros. O período é crucial para o entendimento de novos sentidos à temática pois trata-se de uma nova tentativa, no âmbito das chamadas culturas de esquerda, para o posicionamento do intelectual e da arte engajada. Busca-se analisar o Nação Cariri a partir da análise do discurso (FOUCAULT, 1996), preferencialmente no tocante às noções de emergência, acontecimento, disciplina, observando como se operam os modos de dizer e de realizar os discursos sobre cultura popular entre as esquerdas. A partir daí o foco encontra-se na análise dos textos, em especial os artigos e editoriais do jornal, cotejando com outros documentos da época, como os textos de Marilena Chauí para a coleção O nacional e o popular na cultura brasileira (1984), pondo em movimento as noções disponíveis e as questões emergentes. Busca-se, mais detalhadamente, as formas de ligação, de retorno ou de distanciamento das noções muito fortemente disponíveis na década de 1960, ponto central de discussão, onde se elaboram as bases e mesmo os laços para o entendimento do papel do intelectual e do lugar do povo em chave revolucionária. Os Centros Populares de Cultura da UNE ganham viva coloração no debate e estão no bojo dos textos tanto do Nação Cariri quanto dos de Marilena Chauí. Observa-se, por fim, como os discursos para uma nova esquerda pós-60 arraigam-se nos posicionamentos e conflitos em torno dos ideais elaborados antes, em matrizes outras, e que seguem tão próximas no que tange o trato com o povo brasileiro e com a revolução brasileira.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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