CAPACITAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE SUTURAS EM CURSO INTRODUTÓRIO À CIRURGIA PLÁSTICA PARA ALUNOS DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Tendo em vista o seu propósito de preencher lacunas deixadas pelo currículo do curso de Medicina através de atividades inseridas no tripé acadêmico, a Liga de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da UFC promoveu o "I Curso Teórico-Prático e Introdutório à Cirurgia Plástica", possuindo como público-alvo graduandos de Medicina. Objetivos: Promover um curso complementar sobre cirurgia plástica e avaliar o grau de fixação do conteúdo diante de atividade prática de suturas. Métodos: O curso de 40 horas/aula foi divido em 9 aulas teóricas e 1 prática de suturas com profissionais da área, durante 10 dias de agosto de 2019, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza/CE. Para a avaliação, os participantes foram submetidos a pré e pós testes, contendo 8 questões, aplicados antes e depois da prática de suturas, respectivamente. Resultados: O curso teve a participação de 65 acadêmicos de Medicina, dos quais 31 responderam aos testes. No pré-teste a média de acertos foi de 44,7%, com número mínimo de acertos correspondente a 2 questões, atingido por 5 alunos, e número máximo de acertos equivalente a 6 questões, alcançado por 2 participantes. Além disso, 27 dos 31 avaliados acertaram 50% ou menos de todas as questões, enquanto apenas 4 destes obtiveram sucesso em mais de 50% dos enunciados do pré-teste. No pós-teste, por sua vez, a média de acertos subiu para 57,2%, com 1 dos participantes atingindo aproveitamento máximo (8/8 questões), e número mínimo de acertos equivalente a 2, obtido por 3 avaliados. O número de estudantes que logrou êxito em 50% ou menos do teste caiu para 14, em consonância com o aumento daqueles que obtiveram sucesso em mais de 50% do pós-teste, representados por 17 do montante. Conclusão: A análise dos resultados encontrados demonstra que a prática de suturas contribuiu para a fixação do conteúdo proposto neste caso e pode ser uma ferramenta útil para promoção do aprendizado em complemento a métodos de ensino puramente teóricos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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