O TRABALHO COM PROJETOS NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Na Educação Infantil, organizar a prática pedagógica cotidiana por meio de projetos pedagógicos é uma forma de buscar ressignificar o espaço escolar, trazendo a ele o protagonismo da criança e colocando-a como centro de todo o trabalho pedagógico, privilegiando seus interesses e seus conhecimentos de mundo. Além disso, também possibilita a criança o desenvolvimento de sua autonomia e da consciência de que sua opinião é importante e respeitada. Dentro dessa perspectiva, a inserção do discente de Pedagogia em projetos elaborados na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), pode trazer uma visão e um desenvolvimento de habilidades fundamentais para sua formação: a interação com as crianças, a observação do desenvolvimento social, emocional e cognitivo infantil e o auxílio na construção de uma ação pedagógica que estimula e gera autonomia nessas crianças. Objetiva-se relatar a experiência como bolsista de extensão com a Turma Infantil 3 da UUNDC, no desenvolvimento de um projeto, ressaltando a importância e as contribuições que esta experiência trouxe para a formação acadêmica. A turma era composta por 14 crianças que tinham entre 3 e 4 anos de idade, uma professora e seus bolsistas. A rotina na Unidade, planejada de maneira flexível permitia considerar o que a professora observava que era de interesse das crianças, com destaque para roda de conversa, onde todos compartilhavam seus interesses e questões sobre a temática do projeto. A participação do discente bolsista era incentivada nos diferentes momentos da rotina, nas ações de autocuidado, nas brincadeiras, na interação das crianças entre si e com a professora, a mediação e resolução de conflitos. Conclui-se que a experiência é uma enriquecedora ferramenta de práxis, auxiliando o discente a unir o conhecimento teórico ao prático, desenvolvendo assim habilidades pedagógicas e ampliando seu repertório e sua visão da prática pedagógica.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXVIII Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.