AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS EMPREGADAS NO MÓDULO DE RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS MANUAIS E MECÂNICOS EM 2019.2
Abstract
Introdução: O processo de aprendizagem envolve vários atores que interagem por um fim único. O uso de metodologias diversificadas é uma estratégia para potencializar os ganhos, colocando docentes, discentes e monitores em variados papéis. Objetivo: Avaliar as metodologias utilizadas no módulo de Recursos Fisioterapêuticos Manuais e Mecânicos (RFMM), a partir das vivências dos discentes, dos monitores e docentes do módulo. Métodos: Estudo transversal através da aplicação de questionários online acerca da percepção de discentes, docentes e monitores sobre aspectos metodológicos do módulo de RFMM. As perguntas abordaram autoavaliação, presença do monitor em sala de aula, formato das aulas e monitorias, e o grau de satisfação em relação às metodologias empregadas. Os dados foram representados pela frequência fornecidas pelo formulário. Resultados: 19 discentes responderam o questionário. 52,6% e 94,7% afirmaram presença em mais de 90% das monitorias e aulas, respectivamente. 84,2% estavam totalmente satisfeitos com a monitoria e todos declararam aprendizagem satisfatória com o modelo teórico/prático. 84,2% concordaram com a utilização de casos clínicos e que roteiros foram importantes para o aprendizado. 89,5% acreditam que as monitoras contribuíram para o desempenho na prova e 100% acreditam que a presença do monitor em sala de aula é proveitosa. As 2 monitoras responderam ao questionário, sendo unânime a importância da monitoria para o crescimento pessoal e profissional, além de relevante para o aprendizado discente. Todos os docentes que responderam ao questionário consideraram a monitoria satisfatória, atuando ativamente no módulo. Conclusão: A presença do monitor em sala facilita a dinâmica da aula e o aprendizado, além disso, o formato teórico/prático de monitoria e aula parece adequado às necessidades dos alunos. Quanto aos monitores, a monitoria foi uma experiência importante na graduação, que viabilizou o desenvolvimento de novas habilidades.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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