A INFLUÊNCIA DOS DRAMAS ASIÁTICOS NAS PRÁTICAS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS

Authors

  • Maite Anselmo de Moura
  • Kelvilane Elen Carvalho Inacio
  • Mariana Silva Monteiro
  • Suyane Maria Frota Costa
  • Maria de Fatima Oliveira Costa

Abstract

Com o fenômeno da globalização e a facilidade de acesso a internet, as possibilidades de desenvolvimento, compartilhamento e criação de conteúdos em ambientes virtuais aumentou consideravelmente, assim como a disseminação e disponibilização de conteúdos que antes não seriam facilmente acessados. Dessa forma se tornou possível o consumo de produtos culturais com temáticas Orientais por todo o Ocidente, onde até então era um território pouco explorado, visto que as produções, principalmente norte-americanas, dominavam o mercado cultural. Em razão disso, com a experiência na disciplina de Estudos de Comunidades e de Usuários, do curso de Biblioteconomia, se originou o questionamento sobre a existência da influência da cultura oriental nos brasileiros que consomem dramas asiáticos, popularmente conhecidos como doramas, um produto midiático cultural da Ásia que está em ascensão, atraindo novos públicos e tornando-se um entretenimento de mercado lucrativo. Metodologicamente, usa-se a pesquisa exploratória e descritiva que tem por objetivo, obter dados sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada. A partir das análises, percebe-se que, por causa do consumo de dramas asiáticos o crescimento na interação dos usuários é considerável pois se identificam como grupos de interesse comum, que acabam tornando a interação mais consistente e a divulgação dos dramas ainda mais ampla. Os consumidores estabelecem práticas próprias, como por exemplo a aquisição de produtos como roupas, maquiagens, alimentos, músicas, dentre outros, influenciados pelo interesse nos dramas. Deste modo, conclui-se que o consumo de doramas afeta também as práticas culturais de consumo dos brasileiros, sendo os doramas um dos aspectos potencializadores dessas novas práticas de consumo, levando esses brasileiros a uma cultura de convergência com a Ásia.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis