CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS EDUCATIVOS SOBRE SAÚDE MENTAL PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Authors

  • Mirian de Sousa Santos
  • Georgia de Sousa Serpa
  • Francisco Moises Ferreira de Sousa
  • Guilherme Martins Oliveira
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Abstract

O trabalho educacional em saúde promove a qualidade de vida da população. Nesse contexto, as famílias com pessoas em sofrimento psíquico intenso e usuárias de álcool e outras drogas necessitam de atenção especial, e um primeiro passo nesse sentido é instrumentalizar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na identificação dessas situações (BRASIL, 2013). O objetivo é relatar a construção de estratégia educativa sobre saúde mental. Utilizando-se de uma análise qualitativa de conteúdo, fez-se um relato de experiência acerca da criação de instrumentos de ensino sobre saúde mental para serem usados em capacitações do Núcleo Rondon da Universidade Federal do Ceará aos agentes comunitários de saúde. A estratégia educativa foi constituída por dois instrumentos desenvolvidos na plataforma Canva. O primeiro consistia em uma apresentação de slides na qual constavam explicações sobre conceitos básicos em saúde mental e definições dos transtornos mentais mais presentes na população. O segundo instrumento foi um guia de bolso em formato digital, contendo, de forma objetiva e acessível, definições e características de transtornos mentais frequentes, para ser disponibilizado aos agentes comunitários de saúde em capacitações do Núcleo Rondon. Concluiu-se que é notória a necessidade de propostas voltadas à educação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde para a qualificação das ações de saúde mental por parte desses profissionais. Dessa forma, capacitações sobre saúde mental desempenham um importante papel na facilitação da identificação e encaminhamento de pessoas portadoras de transtornos mentais aos serviços de tratamento, evitando o isolamento desses pacientes na comunidade e resgatando a valorização desses indivíduos como cidadãos. Portanto, a estratégia educativa proposta é uma metodologia válida, já que esclarece a temática e mune o profissional de saúde com um guia de bolso capaz de auxiliá-lo em sua prática cotidiana.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis