EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ENFOQUE NA VALORIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Camila Emanuelle Silva de Araujo
  • Annita de Lima Mesquita
  • Mayra Kelly da Silva Cruz
  • Sheimar Maciel de Oliveira
  • Luciane Alves de Oliveira

Abstract

INTRODUÇÃO: As ações educativas em saúde são importantes para informar e empoderar a população acerca de temáticas da área da saúde. A disciplina de educação em saúde é base para a formação do enfermeiro. Sob essa ótica, educação em saúde com foco no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para que a população entenda sobre as políticas públicas e seus direitos, e assim, consiga exigir a garantia destes. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes na promoção do conhecimento e na reflexão sobre o SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca do planejamento e da execução de uma educação em saúde (ES) sobre o SUS, na qual foi realizada por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). No total, foram selecionadas 20 pessoas para compor um grupo no WhatsApp, por meio do grupo houve a publicação de vídeos rápidos produzidos no aplicativo Tik Tok, seguido dos vídeos, foram publicados textos para aprofundar a discussão sobre o tema. Antes da veiculação dos vídeos no WhatsApp, os membros do grupo responderam um formulário de pré-teste, e após a publicação de todos os materiais no grupo, os participantes responderam um pós-teste. Ademais, todos os materiais foram postados no Instagram, a fim de difundir o conhecimento sobre o SUS. RESULTADOS: A aplicação do pós-teste demonstrou que houve aumento nas respostas quanto aos serviços ofertados pelo SUS, entre elas vigilância, saúde sanitária e fiscalização hídrica passaram a compor o consciente sobre SUS. Ademais, os temas de cunho histórico e normativo apresentaram relevante aumento no índice de acertos. Tudo isso, demonstra que apesar da limitação física, a ES de modo remoto cumpriu com eficácia o seu objetivo. CONCLUSÃO: O SUS é um complexo sistema de saúde em que a população precisa compreender seu funcionamento, direitos e deveres. Assim, a interação entre estudantes e público-alvo foi essencial para o compartilhamento de saberes, atestando a importância da disciplina e da ação.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis