UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA VOLUNTÁRIA NA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA - SEMESTRE 2020.1 – NA UFC

Authors

  • Gabriel de Amorim Santiago
  • Messias Holanda Dieb

Abstract

A disciplina Metodologia Científica, na Faculdade de Educação (FACED) da UFC, é um componente curricular que busca trazer aos seus alunos os principais fundamentos epistemológicos e operacionais de uma pesquisa científica, fortalecendo os conhecimentos necessários para a prática de iniciação à pesquisa e as possibilidades metodológicas para o seu planejamento, desenvolvimento, análise e apresentação dos resultados. A experiência de monitoria, enquanto modalidade de atividade extracurricular, possibilita ao estudante desenvolver o interesse pela docência e pela pesquisa, desempenhando, junto ao professor-orientador, atividades diretamente ligadas ao ensino e à experiência da vida acadêmica. Em decorrência da Pandemia da COVID-19, durante o semestre 2020.1, ingressamos na atividade de Monitoria Voluntária na citada disciplina, fornecendo suporte aos estudantes por meio de tecnologias e recursos digitais. Neste processo os alunos foram orientados e acompanhados tanto pelo docente e orientador, como pelos monitores da disciplina, para exercitar a prática de iniciação na pesquisa, realizando procedimentos e etapas que auxiliam à elaboração de projetos de pesquisa e seu desenvolvimento, conhecendo assim os princípios básicos de organização e elaboração de um projeto de pesquisa, fazendo com que ao final do processo os alunos sejam capazes de compreender o método científico e sua aplicação.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis