VOZES NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL E NOS BRINQUEDOS: A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE JUNTO ÀS CRIANÇAS DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (UUNDC).

Authors

  • Livia Maria da Silva Mello
  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Abstract

A identidade da criança é construída por referenciais a ela apresentados e sua interação com o mundo. Então destaco a importância da Literatura Infantil e dos brinquedos (bonecas) nesse processo. Predominam em nossa sociedade histórias, personagens e bonecas de etnia branca, desta forma as crianças crescem com a sensação de que o belo, bom e superior é o padrão branco. O objetivo desse resumo é relatar minha experiência na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) através do Projeto Cultura Afro-Brasileira com as Crianças da UUNDC com a turma Infantil 4B. O projeto trata da educação das relações étnico raciais, podendo contribuir para a valorização da diversidade e construção da identidade de crianças negras. A Proposta Pedagógica da UUNDC se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), no trabalho com projetos na Educação Infantil (BARBOSA E HORN, 2008) e a criança é vista em sua integralidade (DANTAS, 1992). Devido à pandemia da COVID-19, as interações ocorreram por meio do grupo das famílias no Whatsapp (envio de histórias) e Encontros online realizados no Google Meet. Realizei a contação da história “As Bonecas da Vó Maria” para um grupo de crianças, que no começo da apresentação foram convidadas a apresentar seus brinquedos. As crianças demonstraram interesse na história e nas bonecas visto que eram personagens “fora do padrão”, e puderam se identificar e questionar com o que estavam habituadas: bonecas(os) brancas(os). Com as vivências pude perceber que o Projeto Cultura Afro-Brasileira, mesmo online, mostrou-se necessário, pois aborda a diversidade entre raças por meio da literatura e de bonecos/as. A sensibilização através das histórias e bonecas, proporcionando uma estética diversificada, é capaz de causar encantamento nas crianças e engrandecer a empatia delas com o ser humano.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis