ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A disciplina de Hematologia Básica, do curso de Farmácia, ocorre com alunos do 4° semestre, período em que estes têm pouca experiência laboratorial. As aulas acontecem de maneira teórica e prática e, neste aspecto, o monitor contribui como facilitador e cogestor de práticas educativas dialógicas. O objetivo do trabalho foi descrever a experiência do monitor da disciplina de Hematologia Básica na adaptação das atividades educacionais no período da pandemia de COVID-19. Durante as aulas remotas, o monitor realizou metodologias ativas sobre temas abordados na disciplina. Para isso, elaborou um documento em forma de palavras-cruzadas, com questões, utilizando o Google Meet. A turma foi separada em grupos; a primeira equipe sorteada escolhia a questão que a outra deveria responder e assim sucessivamente, ganhando a equipe com mais pontos. O monitor participou estimulando os alunos e solucionando os questionamentos. Seguidamente, aplicou um formulário, para avaliar a metodologia e o monitor. As aulas práticas presenciais foram retomadas após finalizado o conteúdo teórico à distância, adotando-se formas de se evitar aglomerações, como o uso do horário teórico, divisão de 5 alunos por turma, uso de equipamentos de proteção individual, supervisão de cada aluno de forma individualizada, distanciamento entre os microscópios e higienização destes após a utilização. Como resultado obteve-se um total de 39 respostas, das quais 34 (87%) afirmaram que a atividade contribuiu para o aprendizado; 31 (72%) que a metodologia ativa deveria ser mantida e 38 (97,4%) que a disciplina funcionou bem à distância, que o monitor foi relevante nesse processo e, que a forma como as aulas práticas foram realizadas foi satisfatória. Concluiu-se que a monitoria foi importante na disciplina, pois o monitor demonstrou criatividade durante as aulas teóricas remotas e responsabilidade na organização e acompanhamento das atividades práticas presenciais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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