AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO MÓDULO DE ENDOCRINOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de Flashcards como ferramenta de auxílio aos estudos tem o intuito de propor um método rápido de perguntas e respostas, com revisões programadas para fixar o conteúdo. OBJETIVO: O estudo busca busca avaliar o potencial do uso dos flashcards como metodologia de auxílio à aprendizagem no módulo de endocrinologia do curso de medicina. MÉTODO: Foram criados 183 flashcards no aplicativo Anki sobre os temas abordados no módulo de endocrinologia do quinto semestre do curso de medicina da UFC. Os alunos foram ensinados a utilizar o aplicativo de maneira a tirar o melhor proveito possível da ferramenta. O material foi dividido por assuntos e enviados via Whatsapp aos alunos a medida que os temas iam sendo contemplados nas aulas semanais de monitoria. Foi utilizado o Google Forms para avaliação da percepção dos alunos sobre o uso dos flashcards e experiência prévia com a ferramenta, sua relevância no processo de aprendizado do módulo e desempenho na prova. RESULTADOS: Dos 27 alunos que responderam a pesquisa, 22 (81,5%) já tiveram alguma experiência prévia com o uso de flashcards, tendo 16 (59,3%) experimentado essa metodologia em monitorias de outros módulos na graduação. Quanto à utilização dos flashcards, 8 (29,6%) utilizaram todos, 10 (37%) utilizaram a maioria, 7 (25,9%) utilizaram alguns e 2 (7,4%) não utilizaram. Quanto à concordância da utilidade do material no desempenho da prova, 18 (66,7%) concordaram totalmente, 6 (22,2%) parcialmente e 3 (11,1) foram indiferentes. Quanto à concordância na recomendação dessa metodologia para semestres posteriores, 25 (92,6%) concordaram totalmente, e 2 (7,4%) parcialmente. CONCLUSÃO: Observa-se que dentro do grupo pesquisado já havia familiaridade com o uso de flashcards pela maioria, inclusive em monitorias de outros módulos do curso. Apesar dos flashcards terem sido explorados de maneiras diferentes pelos alunos, a grande maioria achou relevante e recomenda a ferramenta. Não há conflito de interesses.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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