CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS PRÁTICOS PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA PNEUMOFUNCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A Fisioterapia pneumofuncional é constituída, dentre outros fatores, de técnicas e exercícios respiratórios que visam a prevenção de complicações cardiopulmonares, a recuperação da condição pulmonar fisiológica ou o restabelecimento da melhor condição funcional possível e, ainda, a reabilitação de disfunções cardiorrespiratórias, especificamente aplicada às condições crônicas. Estas técnicas e exercícios são recorrentes na conduta fisioterapêutica, e o primeiro contato do discente do curso de Fisioterapia com elas ocorre no módulo de Clínica Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia, primeiro em ambiente controlado e posteriormente no cenário clínico, em atividade de prática assistida em contato com pacientes e sob supervisão. Objetivo: Relatar a experiência da construção de um roteiro prático como instrumento auxiliar para aprendizagem de técnicas de Fisioterapia pneumofuncional. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia, vinculados ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. As atividades se desenvolveram no período de março de 2020 a setembro de 2020, com alunos do 7º semestre. Relato de experiência: Após revisão da literatura recomendada pela coordenação do módulo, foram construídos roteiros divididos em técnicas de higiene brônquica e de expansão pulmonar, onde foram abordados recursos manuais e instrumentais. Uma breve explicação da fisiologia de cada técnica, bem como a posição do paciente e do terapeuta e a sua execução. Os alunos receberam os roteiros previamente a cada aula prática, visando o estudo e treinamento prévio, facilitando o processo da aula prática. Conclusão: A construção de roteiros no processo de ensino-aprendizagem das técnicas de Fisioterapia pneumofuncional mostrou-se um recurso viável, proporcionando aprendizado prático e estimulando um processo de aprendizagem ativa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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