EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO USO DE SEQUÊNCIAS DE DNA: ANÁLISE FILOGENÉTICA E DNA BARCODE
Resumo
Avanços na genética são cotidianamente noticiadas nos telejornais e nas mais diferentes mídias. Esta proximidade entre dia a dia e alunos facilita o ensino da genética. No entanto, essa facilidade se restringe ao ensino da teoria da genética. No que se refere ao ensino da prática, o relativamente elevado custo de reagentes dificulta ou impede a implementação de atividades. Dentro desse contexto, o presente projeto de monitoria teve como objetivo desenvolver uma atividade prática para as disciplinas de genética da UFC envolvendo o manuseio e análise de sequências de DNA. A prática (individual) consistiu de duas opções de projeto. Uma opção abordava o DNA barcode. Nesta opção, o(a) estudante criava uma situação fictícia envolvendo uma dúvida de identificação (por exemplo, uma situação envolvendo algum tipo de fraude). Daí, utilizava-se de sequências de DNA obtidas no GenBank (www.ncbi.nlm.nih.gov) para simular uma verificação de identidade de espécie no BOLD Systems (www.boldsystems.org). A segunda opção de projeto envolveu a determinação de uma relação filogenética envolvendo pelo menos três espécies. Para isto, eram obtidas sequências de DNA do GenBank, que então eram submetidas à análise de dados através do software Molecular Evolutionary Genetic Analysis – MEGA X (disponível para download gratuito; www.megasoftware.net). Em ambos os casos, cada estudante precisou interpretar seus resultados e apresentá-los na forma de um texto (artigo) científico. Um texto base foi disponibilizado para auxiliar os alunos a escreverem nesse formato. Durante o semestre de 2020.1, um total de 73 alunos de Genética e Genética Básica realizou a prática. Já no semestre 2020.2, esta experiência prática está sendo ofertada para 102 estudantes. Os estudantes são oriundos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Biotecnologia, Oceanografia, Farmácia e Zootecnia. Para muitos estudantes, esta prática representa o primeiro contato com sequências de DNA e com a redação de texto científico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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