MONITORIA ACÂDEMICA NA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA DO ESPORTE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19, UM RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO REMOTO
Resumo
Introdução: A disciplina Pedagogia do Esporte é uma área que apresenta as diversas oportunidades laborais para os futuros profissionais e contém o escopo das atividades físicas e esportivas nas diferentes fases da vida. Compreender como os alunos lidaram com a disciplina no ensino remoto e a monitoria acadêmica é essencial para direcionar melhor as metodologias na disciplina. Objetivo:Relatar a opinião dos alunos da graduação em educação física sobre a monitoria acadêmica da disciplina Pedagogia do Esporte no ensino remoto. Metodologia:Trata-se de um estudo transversal. Foi aplicado um questionário semi-estruturado. As dimensões foram: a)Percepção dos alunos na qualidade de formação durante o isolamento de COVID-19, b)Percepção dos alunos da disciplina no formato remoto, c)Auto-percepção no desempenho da disciplina de Pedagogia do Esporte, d)Suporte dos monitores no desempenho da disciplina e e)Barreiras no formato remoto. Resultado:Estudo transversal. Participaram 37 alunos, 12 afirmam que seus estudos foram bons ou muito bons durante a pandemia e 25 classificam como regular. Uma parte significativa dos alunos prefere aulas presenciais, mas entende o contexto que estamos vivendo e comenta sobre as dificuldades de adaptação ao formato remoto. A maior parte dos graduandos considerou seu desempenho bom e avaliaram o auxílio dos monitores como muito importante para o desenvolvimento da disciplina. Por fim, consideram que as maiores dificuldades nesse período são distrações em casa, qualidade da internet e saúde mental. Conclusão:As aulas remotas foram um desafio para os discentes como para os docentes.Os alunos lidaram satisfatoriamente com a disciplina de Pedagogia do Esporte no período da pandemia de COVID-19. A partir olhar do aluno diante da disciplina no ensino remoto é possível gerar melhores resultados acadêmicos, assim como direcionar melhor as metodologias usadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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