MONITORIA NO PERÍODO PANDÊMICO - RELATO DO ENSINO REMOTO DE BIM
Abstract
O trabalho propõe-se à apresentação das dificuldades de monitoria encontradas nos momentos de aulas remotas, durante o atendimento com os alunos de arquitetura e urbanismo na disciplina Desenho Arquitetônico Auxiliado por Computador, no primeiro semestre letivo de 2020. A pandemia do Covid-19 implicou na migração das instituições educacionais para o ensino à distância, e com isso, nas adaptações para as aulas remotas. Assim, algumas estratégias foram tomadas para o melhor funcionamento do semestre letivo. Inicialmente, foram realizados estudos de plataformas que facilitariam a comunicação professor-monitor-aluno. Com a plataforma escolhida, o passo seguinte foi a organização do plano de aula e a definição dos atendimentos, onde houveram encontros virtuais com os alunos, que duraram duas horas e ocorreram duas vezes na semana para dirimir dúvidas e proporcionar maior convívio, como forma de mitigar o tempo e as ansiedades do isolamento social. Criou-se, portanto, uma metodologia para melhor comunicação com os estudantes e, durante os atendimentos, cada aluno apresentava seus problemas e dificuldades e recebia instruções de como prosseguir para resolvê-los. Assim surge a primeira dificuldade, há uma grande diferença quando não se está ao lado do aluno para lhe passar qualquer tipo de orientação: indicar na tela o caminho ou ferramenta a se usar e ensinar atalhos que podem ser úteis no uso do software, acaba-se, portanto, tendo alguma perda na qualidade da comunicação durante o processo. Além disso, a pandemia e o isolamento aumentavam a ansiedade dos alunos e monitores, sendo os atendimentos uma outra forma de aliviar esse sentimento e tentar proporcionar um melhor andamento do semestre letivo. Para entender melhor o decorrer do semestre letivo, realizou-se uma pesquisa, simples, com o objetivo de adquirir informações acerca do aprendizado dos alunos nas aulas, além das avaliações de métodos, estratégias utilizadas e materiais disponibilizados.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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