MOTIVAÇÃO E CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DE MEDICINA DA UFC QUE CURSARAM A DISCIPLINA DE TERAPIA INTENSIVA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Resumo
INTRODUÇÃO: É do conhecimento geral que diversas esferas sociais precisaram readaptar seus funcionamentos para prosseguir com suas atividades na pandemia, isso inclui a vivência estudantes de medicina. É válido salientar, a importância do intensivismo nesse período, em relação à avanços terapêuticos, manejo clínico de pacientes acometidos pelo Sars-CoV-2 e novas descobertas. Uma revolução na história da terapia intensiva mundial. Assim, a disciplina de terapia intensiva (TI), ofertada no 8º semestre do curso de medicina da UFC, também tem e teve grande importância para os alunos. OBEJTIVOS: avaliar a motivação e a segurança quanto ao conhecimento básico dos alunos, após a conclusão da disciplina na pandemia. MÉTODOS: Foram analisados questionários aplicados a alunos que concluíram a disciplina de TI do curso de medicina da UFC, durante a pandemia do novo coronavírus. RESULTADOS: Quanto à motivação de aprender temas relacionados à TI, 100% dos alunos concordaram que se sentiram mais motivados em adquirir esse conhecimento. Em relação à ventilação mecânica, 66,7% dos alunos responderam que a disciplina ajudou muito a entender melhor o manejo terapêutico dos pacientes com COVID-19, submetidos à intubação orotraqueal, 33,3% refere que a disciplina ajudou parcialmente e as opções “não ajudou” ou “pouco ajudou” não foram contempladas. Além disso, a maioria dos alunos, 66,7%, se sente seguro para dizer o momento em que um paciente com COVID-19 precisa ser entubado, enquanto 33,3% responderam que não se sentem seguros com certeza. A despeito de sugestões e críticas, os pontos mais vistos foram acerca dos prejuízos da ausência de aulas práticas em UTIs. CONCLUSÃO: é possível perceber um aumento da motivação pelo aprendizado quando o estudante confrontado pela problemática de saúde pública atual. Sendo preciso ratificar a importância da disciplina no contexto acadêmico dos alunos e a riqueza das aulas práticas para solidificar o aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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