O IMPACTO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PASSIVAS E INTERATIVAS NO ENSINO DA NEUROFISIOLOGIA NO CONTEXTO DE ATIVIDADES REMOTAS
Abstract
INTRODUÇÃO: As metodologias pedagógicas evoluíram ao longo do tempo, com o ensino deixando de ser totalmente passivo para ser cada vez mais ativo e interativo. Entre métodos passivos modernos pode-se citar os mapas mentais, já, entre os métodos ativos pode-se citar plataformas virtuais, como o Socrative. OBJETIVO: Esse estudo teve como objetivo entender como o estudo guiado por resumos e mapas mentais pode auxiliar na aprendizagem da Neurofisiologia e entender como interação e exercício do tema pós-monitoria, por meio da plataforma Socrative, pode influenciar o aprendizado. METODOLOGIA: Foram produzidos resumos e mapas mentais, sendo esses divulgados durante o módulo de Sistema Nervoso. Ainda, foram realizadas exposições acerca de assuntos de Neurofisiologia à turma do primeiro semestre de Medicina. Em seguida, os alunos responderam questionário contendo perguntas sobre a influência dos métodos passivo (leitura prévia e posterior resumos e mapas mentais, em relação aos livros) e interativo (resolução de questões pós-monitoria) e sobre a comparação dos métodos. RESULTADOS: O questionário foi respondido por 10 alunos e todos aceitaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em relação ao impacto da leitura prévia dos conteúdos produzidos, 70% dos participantes responderam “bastante”, 10% “consideravelmente” e 20% “razoavelmente”. Já, em relação ao impacto da leitura posterior, 60% dos participantes responderam “bastante”, 20% “consideravelmente” e 20% “razoavelmente”. Em relação ao impacto da resolução de questões-chave no Socrative, 80% dos participantes responderam “bastante” e 20% “consideravelmente”. Na comparação entre a relevância das metodologias na aprendizagem, 80% responderam “passivo e interativo, em conjunto” e 20% “interativo”. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a produção de materiais (resumos e mapas mentais) e o exercício com questões após exposição podem contribuir significativamente com o aprendizado, sobretudo, quando utilizados em conjunto.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.