O PERFIL DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS E A METODOLOGIA DE ENSINO MAIS ADEQUADA AOS DISCENTES
Resumo
Cada pessoa possui uma forma diferente de aprender, adaptando-se as suas preferências e dificuldades. Apesar de ser possível aprender através de qualquer metodologia, sabe-se que processo de aprendizado é potencializado quando aplicamos a metodologia que mais se adequa aos alunos. Diante disso, o presente trabalho possui como objetivo identificar o perfil dos alunos da disciplina de Análise de Custos da Universidade Federal do Ceará à luz do Inventário de Estilos de Aprendizagem de David Kolb buscando descobrir qual metodologia de ensino mais se adequa aos discentes. O estudo é de natureza qualitativa e se classifica como descritivo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário de pesquisa com os alunos devidamente matriculados na disciplina de Análise de Custos nos semestres 2020.1 e 2020.2, no período diurno. A análise dos dados foi feita através da ferramenta Microsoft Excel®️ e como principais resultados, tem-se que o estilo de aprendizagem predominante é o convergente, alunos que gostam de integrar teoria e prática e de experimentar o que é ensinado através de casos práticos. Outro grupo que se destacou foi o de assimiladores, alunos que preferem a exposição do conhecimento através de aulas expositivas. Dessa forma, percebeu-se com os resultados da pesquisa que a melhor metodologia de ensino deveria compreender um conjunto de aulas expositivas e exercícios práticos que guiem os estudantes a uma melhor compreensão do ambiente profissional.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.