UMA PRÁTICA RÁDIOJORNALÍSTICA
Abstract
Durante o meu período de bolsista na Rádio Universitária FM 107.9 pude vivenciar os processos jornalísticos das matérias especiais que estão no site. Processos estes que passam desde a elaboração da pauta, a escolha das fontes, a construção e, por fim, o momento da publicação da matéria. Nesse projeto tenho a finalidade de demonstrar a minha experiência na extensão enquanto bolsista da rádio. Irei focar na minha rotina semanal de produção das matérias especiais. Tenho como objetivo apresentar as particularidades que fazem parte dessa rotina jornalística: como atuamos, como fazemos a matéria, quanto tempo demoramos para finalizar, qual a importância de matérias mais contextualizadas, qual o diferencial que trazemos nas matérias especiais. É importante lembrar que o pensamento desses processos são voltados para o rádiojornalismo e para o público específico que escuta a Rádio Universitária FM. Eu escrevi sobre arte e cultura, teatro e cinema, imagem e periferia, preconceitos e liberdades; também escrevi sobre Clarice Lispector e sobre Carolina Maria de Jesus. Todas essas histórias fazem parte da construção do jornalismo e do jornalista. Ao longo do projeto de extensão pude analisar e perceber a importância dos processos jornalísticos. São eles que fazem a qualidade e a importância do jornalismo que entregamos para os ouvintes. Fazer parte da equipe da rádio signifca fazer parte da comunicação.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXIX Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.