UMA BREVE ANÁLISE DA HISTÓRIA DO RINEPE: REVISÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PERSPECTIVAS FUTURAS.
Abstract
O projeto de extensão RINEPE - Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo – foi oficializado em 2007, sob supervisão do professor Caubí Tupinambá e da psicóloga Raquel Feitosa. Surgiu no curso de Psicologia, mas tem colaboradores de outros cursos, tais como Administração, Economia e Direito o que denota seu caráter multidisciplinar. Sua premissa básica é compreender e fomentar estudos e ações que favoreçam as pequenas e médias empresas, devido à relevância econômica e social do referido segmento. O objetivo deste trabalho é dar visibilidade às atividades desenvolvidas, bem como analisá-las para identificar possíveis melhorias. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em pesquisa documental no blog do projeto que existe desde 2011 e no Instagram que surgiu em 2020, bem como nos relatórios dos últimos anos. Desde a sua criação, o RINEPE desenvolve uma série de atividades, seja no meio acadêmico, organizacional ou social. O projeto conta com mais de 15 apresentações de trabalho em congressos renomados ou conferências nacionais e internacionais, já disponibilizou 7 cursos de capacitação gratuitos a acadêmicos da UFC e demais universidades, 8 artigos foram publicados em revistas ou anais, possui 26 palestras, um grupo de estudo e participações nos Encontros Universitários. Com o advento do Instagram criou-se uma aproximação entre as atividades acadêmicas e sua função social, focos da extensão. Uma parte das postagens é dedicada à divulgação de vagas de emprego visando ajudar quem está desempregado e outra parte visa facilitar a vida de quem busca empreender como a série Desafios do Empreendedorismo, que apresenta dicas e atualizações sobre atividades empreendedoras. Todavia, o projeto também precisa traçar perspectivas de crescimento, aperfeiçoando sua atuação. Para tanto, cabe ao RINEPE estreitar relações com as pequenas e médias empresas e investir mais em atividades que auxiliem esse segmento.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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