A PINTURA E O DESENHO NO SEU CARÁTER LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM INFANTIL.
Abstract
Desde os tempos mais remotos da existência da raça humana, a pintura e o desenho foram e são uma das manifestações estéticas mais primordiais para a visualização e transposição dos elementos reais para elementos gráficos, uma linguagem composta de representação, comunicação e expressão. Com o passar do tempo percebe-se o desenho e a pintura como traços formativos da infância, onde a criança instintivamente cria, desenha e pinta, de modo a se sentir atuante e se reafirmar de forma consciente no ambiente que a cerca. Desta forma, este trabalho surge como um estudo realizado por um bolsista alocado ao programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) do Instituto de Educação Física e Esportes, e uma estudante de pedagogia, ambos da Universidade Federal do Ceará. Tendo em vista analisar e pesquisar sobre a importância da pintura e do desenho no desenvolvimento formativo da aprendizagem infantil e como essa atividade lúdica proporciona uma melhor apropriação das características subjetivas e coletivas das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo e revisão bibliográfica das obras de Viktor Lowenfeld (1972) e outros autores. A partir disso, vemos como resultado a relevância do estudo dessa linguagem e a importância dessa prática durante a infância a fim de desenvolver sua potencialidade durante o processo de ensino aprendizagem na infância, e concluir que a pintura e o desenho fazem parte do processo de apropriação e ressignificação durante todo nosso histórico evolutivo humano e que ela é de grande importância para a criação do alicerce psíquico, emocional e cultural de uma criança em formação, possibilitando e ampliando a capacidade de expressão, imaginação e controle motor.Downloads
Published
2021-01-01
Issue
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XXX Encontro de Extensão
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