Análise da produção científica sobre Educação Interprofissional e Prática Colaborativa em serviços de saúde
Resumo
A interprofissionalidade acontece quando profissionais ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem entre si, com e sobre as outras, para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados e serviços. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade 2019-2021) objetiva implementar a Educação Interprofissional (EIP) e Prática Colaborativa (PC) na formação acadêmica e nos serviços públicos de saúde. Este estudo objetivou analisar as produções científicas sobre a EIP e PC dos cenários de aprendizagem dos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de uma busca de artigos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se para a coleta de dados os seguintes descritores, consultados no índice de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Relações Interprofissionais; Comunicação interdisciplinar; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Serviços de Saúde e Sistema Único de Saúde. 12 artigos foram selecionados para compor a revisão. Observou-se por meio da análise dos textos selecionados que a maioria das obras foram publicadas no ano de 2018 (8), demonstrando um período importante de produções acerca da temática em questão. No que toca aos aspectos metodológicos, grande parte apresentou abordagem qualitativa (10), sendo os demais caracterizados por abordagem mista e quantitativa. A análise das produções científicas selecionadas demonstrou como a prática colaborativa interprofissional tem estado presente nos cenários de aprendizagem e nos serviços de saúde, embora ainda são muitos os desafios impostos que ressaltam a importância de uma formação em saúde mais contextualizada e compromissada com a interprofissionalidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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